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PRIMEIRO SEMESTRE
ESTUDOS DO LETRAMENTO - 60 horas
Ementa - Relação entre alfabetização e letramento como processo contínuo e seus desdobramentos na Educação Básica. Caracterização dos modelos autônomo e ideológico de letramento com enfoque nos eventos de letramento propostos no interior do espaço escolar. Avaliação das propostas da Escola e de sua abordagem pedagógica. Níveis de alfabetismo e suas implicações.
GRAMÁTICA E ESNINO - 60 horas
Ementa - Concepção de língua subjacente a dois tipos de gramáticas descritivas (normativa e de uso). A variação como uma propriedade inerente ao sistema linguístico. Aspectos cognitivos e sociais envolvidos na configuração gramatical do discurso multiproposicional. Interface gramática e discurso. Relação entre gramática, análise linguística e ensino.
HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 30 horas
Ementa - A constituição do ensino de língua portuguesa: as concepções de linguagem e de língua presentes. A caracterização do ensino de língua portuguesa pelo olhar da linguística. As categorias de análise: novo e tradicional. O ensino de língua em diferentes textualidades.
SEGUNDO SEMESTRE
LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA - 60 horas
Ementa - Estudo de processos sociocognitivos relacionados ao aprendizado e ao desenvolvimento da leitura. Reflexão sobre a articulação entre as abordagens cognitivas de leitura e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de língua portuguesa com base em textos orais e escritos em gêneros do discurso diversos.
PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA - 60 horas
Ementa - Usos sociais dos gêneros do discurso. Fatores de textualidade. Análise linguística integrada à produção e à interpretação de textos. Escrita, reescrita e avaliação do texto escrito. Elaboração de didáticas para o ensino de língua portuguesa com base em textos orais e escritos em gêneros do discurso diversos.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA I - 30 horas
Ementa - Bases epistemológicas da ciência contemporânea. Métodos de pesquisa em estudos linguísticos. Fases da pesquisa científica: delimitação do tema e determinação do problema, embasamento teórico e procedimentos metodológicos, execução, análise de dados, divulgação. Normalização de textos científicos. A investigação científica como prática social.
TERCEIRO SEMESTRE
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA II - 30 horas
Ementa - Metodologia do trabalho científico orientado para a elaboração do artigo final de curso.
LEITURAS ORIENTADAS - 30 horas
Ementa - Leitura e escritura do trabalho final.
ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL
Coordenadora: Profª. Drª Silvana Schwab do Nascimento
Coordenadora adjunta: Profª. Drª Kelli da Rosa Ribeiro
Correspondência:
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES - FURG
Avenida Itália, km 8
Campus Carreiros - CAIC II
Rio Grande, RS - 96201-900
Telefone/Fax: 3233-6621 - 3293 5021
E-mail: pgling@furg.br
ESTUDOS DO DISCURSO E ENSINO DE PORTUGUÊS
ALESSANDRA ÁVILA MARTINS
DULCE CASSOL TAGLIANI - Gêneros Discursivos, Teoria da Atividade, Ensino de Língua Portuguesa
ELAINE NOGUEIRA DA SILVA - Análise Crítica do Discurso (ACD), Relações de Gênero, Gêneros Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa
ELIANA DA SILVA TAVARES - Semântica / Significação e Sociocognição
KELLI DA ROSA RIBEIRO
LÚCIA LOVATO LEIRIA
LUCIANA PILATTI TELLES
SABATHA CATOIA DIAS
SILVANA SCHWAB DO NASCIMENTO
TRÍCIA TAMARA BOEIRA DO AMARAL
ESTUDOS DE GRAMÁTICA E ENSINO DE PORTUGUÊS
ADRIANA DE OLIVEIRA GIBBON - Sociolinguística (Variação e/ou mudança linguística)
RAYMUNDO DA COSTA OLIONI
TATIANA SCHWOCHOW PIMPÃO - Sociolinguística, Funcionalismo
ADAIL UBIRAJARA SOBRAL - Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP) - adail.sobral@gmail.com
ALESSANDRA AVILA MARTINS - Doutora em Letras (UCPel) - alessa.avila@hotmail.com
CLAUDIA CAMILA LARA - Doutora em Letras (UFRGS) - ccamilalara@yahoo.com.br
DARLENE ARLETE WEBLER - Doutora em Letras (UFRGS) - darlene.webler@gmail.com
DULCE CASSOL TAGLIANI - Doutora em Letras/Linguística Aplicada (UCPel) - dulcetagliani@furg.br
ELAINE NOGUEIRA DA SILVA - Doutora em Letras/Linguística Aplicada (UCPel) - elainesilva@furg.br
ELIANA DA SILVA TAVARES - Doutora em Linguística (UNICAMP) - elianatavares@furg.br
KELLI MACHADO DA ROSA - Doutora em Linguística (PUC/RS) - klro.rib@gmail.com
LETICIA CAO PONSO - Doutora em Estudos da Linguagem (UFF) - lecapon@gmail.com
LÚCIA LOVATO LEIRIA - Doutora em Linguística (PUC/RS) - lucia.leiria@furg.br
LUCIANA PILATTI TELLES - Doutora em Letras (UFRGS) - lupilatti@gmail.com
RAYMUNDO DA COSTA OLIONI - Doutor em Letras/Linguística Aplicada (PUC/RS) - rayolioni@yahoo.com.br
SABATHA CATOIA DIAS - Doutora em Linguística (UFSC) - sabathacatoia@furg.br
SILVANA SCHWAB DO NASCIMENTO - Doutora em Estudos Linguísticos (UFSM) - silvana_schwab@hotmail.com
TATIANA SCHWOCHOW PIMPÃO - Doutora em Linguística (UFSC) - tatianapimpao@furg.br
TRÍCIA TAMARA BOEIRA DO AMARAL - Doutoranda em Linguística (UFSC) - triciaamaral@furg.br
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa caracteriza-se por desenvolver um programa visando á atualização de egressos dos cursos de letras e áreas afins e de docentes dos Ensinos Fundamental e Médio das respectivas áreas.
DA ESTRUTURA DO CURSO
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Os concluentes do curso deverão estar capacitados para refletir sobre estratégias relacionadas ao ensino produtivo, com vistas ao aprimoramento da competência comunicativa de estudantes de educação básica.
Objetivos Específicos: Os concluentes do curso deverão:
- incorporar novos parâmetros na definição de currículos e programas, de acordo com o referencial teórico abordado durante o curso;
- demonstrar influência na abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula, interagindo com a s demais áreas de conhecimento de forma articulada e integradora;
- produzir material didático visando ao ensino produtivo, enfocando o texto como unidade de análise e a gramática implícita nos textos.
CARGA HORÁRIA:
A carga horária total do curso será de 360 horas, nelas incluídas atividades presenciais (aulas teóricas) e trabalhos orientados. As aulas ocorrem ás quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras á noite.
DURAÇÃO DO CURSO:
O curso tem duração de 18 meses, divididos em 03 semestres letivos. Nos dois primeiros semestres, os alunos deverão cursar as disciplinas obrigatórias do curso e, no segundo semestre, defender seus projetos de pesquisa. Ao longo do terceiro semestre, cada aluno deverá defender seu trabalho final em sessão marcada e com banca de professores composta especialmente para esse fim. Excepcionalmente, poderá haver prorrogação por mais um semestre para a conclusão do trabalho final.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará de um processo de acompanhamento permanente de suas atividades. Haverá trabalhos escritos (protocolos, resumos de leituras, ensaios e monografias), atividades em grupos (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas), e oficinas (avaliação de material de ensino, elaboração de material de ensino, aplicação de materiais em aulas reais).
A atividade final do curso constará da apresentação de um artigo acerca do conteúdo estudado durante o curso, com ênfase em aplicação na prática didático-pedagógica dos alunos do curso. Será incentivada a realização de trabalhos que relatem experiências docentes e seus resultados na aprendizagem dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
O trabalho terá a orientação de um professor do Curso durante sua realização. O professor-estudante o defenderá diante de uma banca examinadora composta por três professores, dos quais pelo menos um convidado.
A nota mínima para aprovação é sete, tanto nas disciplinas quanto na defesa do artigo.
REQUISITO PARA PARTICIPAR DO CURSO:
Ser portador de diploma de Curso Superior de Graduação em Letras ou áreas afins.
O curso é direcionado a professores da rede particular, estadual e municipal de ensino, além de graduados em Letras, mesmo que não estejam atuando em escolas.
CERTIFICAÇÃO:
Ao concluir o curso, o aluno receberá um certificado de conclusão com validade nacional, emitido nos termos da Resolução CES 1/2001 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação.