CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa caracteriza-se por desenvolver um programa visando á atualização de egressos dos cursos de letras e áreas afins e de docentes dos Ensinos Fundamental e Médio das respectivas áreas.

DA ESTRUTURA DO CURSO

OBJETIVOS: 

Objetivo Geral: Os concluentes do curso deverão estar capacitados para refletir sobre estratégias relacionadas ao ensino produtivo, com vistas ao aprimoramento da competência comunicativa de estudantes de educação básica.

Objetivos Específicos: Os concluentes do curso deverão:

- incorporar novos parâmetros na definição de currículos e programas, de acordo com o referencial teórico abordado durante o curso;

- demonstrar influência na abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula, interagindo com a s demais áreas de conhecimento de forma articulada e integradora;

- produzir material didático visando ao ensino produtivo, enfocando o texto como unidade de análise e a gramática implícita nos textos.


CARGA HORÁRIA:
A carga horária total do curso será de 360 horas, nelas incluídas atividades presenciais (aulas teóricas)  e trabalhos orientados. As aulas ocorrem ás quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras á noite.


DURAÇÃO DO CURSO:

O curso tem duração de 18 meses, divididos em 03 semestres letivos. Nos dois primeiros semestres, os alunos deverão cursar as disciplinas obrigatórias do curso e, no segundo semestre, defender seus projetos de pesquisa. Ao longo do terceiro semestre, cada aluno deverá defender seu trabalho final em sessão marcada e com banca de professores composta especialmente para esse fim. Excepcionalmente, poderá haver prorrogação por mais um semestre para a conclusão do trabalho final.


AVALIAÇÃO:
A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará de um processo de acompanhamento permanente de suas atividades. Haverá trabalhos escritos (protocolos, resumos de leituras, ensaios e monografias), atividades em grupos (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas), e oficinas (avaliação de material de ensino, elaboração de material de ensino, aplicação de materiais em aulas reais).
A atividade final do curso constará da apresentação de um artigo acerca do conteúdo estudado durante o curso, com ênfase em aplicação na prática didático-pedagógica dos alunos do curso. Será incentivada a realização de trabalhos que relatem experiências docentes e seus resultados na aprendizagem dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
O trabalho terá a orientação de um professor do Curso durante sua realização. O professor-estudante o defenderá diante de uma banca examinadora composta por três professores, dos quais pelo menos um convidado.
A nota mínima para aprovação é sete, tanto nas disciplinas quanto na defesa do artigo. 

REQUISITO PARA PARTICIPAR DO CURSO:
Ser portador de diploma de Curso Superior de Graduação em Letras ou áreas afins.
O curso é direcionado a professores da rede particular, estadual e municipal de ensino, além de graduados em Letras, mesmo que não estejam atuando em escolas. 

CERTIFICAÇÃO:
Ao concluir o curso, o aluno receberá um certificado de conclusão com validade nacional, emitido nos termos da Resolução CES 1/2001 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação.